Matinta:
Trata-se de uma bruxa velha que à noite se transforma em um pássaro agourento que pousa sobre os muros e telhados das casas e se põe a assobiar e só para quando o morador, já muito enfurecido pelo estridente assobio, lhe promete algo para que pare (geralmente tabaco, mas também pode ser café, cachaça ou peixe) assim a matinta para e voa, no dia seguinte a velha vai até a casa do morador perturbado para cobrar o combinado, caso o prometido seja negado uma desgraça acontece na casa do que fez a promessa não cumprida. Também teve um relacionamento com o Boto que não aguentou o cheiro de bebida e cigarro e fugiu para seduzir as jovens na beira do rio Guamá.
Filhos da Matinta:
As proles da Matinta são sempre Mulheres, são até bonitos em sua forma física, tem olhos e cabelos negros, elas estão sempre a espreita e são assustadoras quando querem.
Poderes
Poderes Ativos
Metamorfose:: A prole pode se transformar em algo quase parecido com a Matinta verdadeira.
1. Nesse nível a prole pode mudar suas unhas e transformar em garras e sua visão melhora como a de uma coruja.
17. Nesse nível pode transformar seus braços em grandes asas com mãos e pode voar por mais de uma hora
Maldição : A filha da Matinta pode amaldiçoar um adversário fazendo com que coisas dêem errado.
1.o inimigo pode tropeçar feio a qualquer momento
11. Pode atingir dois alvos nesse nível, os ataques desferidos pelos adversários falham por 1 turno
20. Os ataques falham por 2 turnos e 5 pessoas podem ser acertadas nesse nível
Grimório maligno : um livro que quando aberto pode criar uma barreira feita de feitiçaria.
1. Cia uma defesa mágica fraca que pode aguentar apenas ataques físicos
17. Pode defender qualquer tipo de ataque por 1 turno
Assobio sônico: A prole solta um assovio perturbador no inimigo
1. Deixa o inimigo desorientado
9. Causa dor enorme na audição do adversário
16. Ensurdece o inimigo por 1 turno
Teleporte das sombras: A prole pode se teletransportar por lugares escuros naturalmente
10. Teleporta se para qualquer lugar
Breu :. O filho da Matinta pode enviar o inimigo para uma existência totalmente escura
5. Escurece apenas a visão do inimigo por 1 turno
16. Toda a consciência do adversário vai para o escuro deixando o assim vulnerável por 1 turno
25 . O inimigo é banido para o breu completamente por 2 turnos
Noite nada estrelada : faz o céu escurecer totalmente fazendo o atingido se perder em qualquer lugar
1. O feitiço dura apenas um trno e só desorientada o adversário
18. O inimigo esqueçe totalmente onde está e o que está fazendo
Mente totalmente insana: Aprole agora pode deixar qualquer um louco com uma rajada mental
7. Deixa o inimigo louco por 1 turno
25. Deixa a mente do adversários insana por 1 hora, a loucura pode variar entre psicopatia e esquizofrenia.
Poderes passivos
Feitiço de azar.: Um pequeno feitiço de azar
1. Aquele que for atingido por esse feitiço perde sua sorte totalmente por uma 30 minutos.
Feitiço de sorte : um pequeno feitiço de sorte
1. O atingido ganha sorte por 30 minutos.
Sabedoria climática:
1. Por ser filha de uma feiticeira da região norte sempre sabe quando vai chover ou faze sol
Orientação sobre as matas :
1. As filhas da Matinta jamais s perdem nas florestas pois sua mãe vive nelas
Odor de cupuaçu estragado :
1. A prole pode criar em torno de si um cheiro forte de cupuaçu estragado que pode afastar pessoas e/ou animais
Envelhecimento demorado:
1. Por ter a chance de se tornar a nova Matinta algum dia todas as proles envelhecem demoradamente
Olhar mau: um mal olhado que pode causar doença
1. A pessoa que recebe fica com dor de cabeça
7. A pessoa passa mal gravemente
20. A pessoa pode até ser internada por tanto mal estar
Presente de reclamação
Pode ser escolhida para ser a nova Matinta depois que sua mãe morrer