
Devas
No hinduísmo e no budismo, os devas são seres luminosos e poderosos associados a planos celestiais, mas sua interpretação difere entre as duas tradições: no hinduísmo, eles representam forças cósmicas e divindades que mantêm a ordem universal, sendo muitas vezes objetos de culto e reverência, como Indra, Agni e Varuna; já no budismo, embora também vivam em reinos celestiais e possuam grande poder e longevidade, os devas não são deuses eternos, mas sim seres ainda presos ao ciclo de nascimento e morte (samsara), reconhecidos e respeitados como guardiões ou protetores da fé, porém sem a posição de suprema divindade.
Agni
Brahma
Ganesha
Indra
Kali
Savitar
Rama
Vamana
Budas
Os Budas são os padrões máximos de sabedoria, compaixão e liberação. Eles guiam os seres sencientes para superar o sofrimento e alcançar a verdadeira paz e iluminação, não apenas com seus ensinamentos, mas também por sua presença e energia espiritual. Embora tenham transcendido o samsara, os Budas continuam a influenciar todos os seres e a inspirar o caminho para a libertação. Eles são, assim, os guias espirituais supremos, cujos exemplos e ensinamentos permanecem acessíveis a todos aqueles que buscam alcançar a iluminação. Os Budas são seres totalmente iluminados que alcançaram a libertação completa do samsara, o ciclo de nascimento, morte e renascimento. Eles atingem um estado de sabedoria absoluta, compreendendo a verdadeira natureza da realidade, que lhes permite superar o sofrimento, o apego e a ignorância. Ao contrário dos Bodhisattvas, que ainda estão no samsara para ajudar os outros, os Budas já transcenderam esse ciclo e estão livres de renascimentos. Eles são, portanto, considerados os seres mais elevados dentro do budismo.
Buda Gautama
Asuras
Os Asuras são seres pertencentes a um dos seis reinos do samsara no budismo, caracterizados por sua natureza agressiva, invejosa e combativa. Eles possuem grande poder e capacidades extraordinárias, sendo superiores aos humanos, mas inferiores aos devas. O reino dos asuras (Asura-loka) é associado ao conflito eterno, já que esses seres estão constantemente envolvidos em batalhas, especialmente contra os devas, movidos por orgulho, ambição e ciúme. Diferentemente dos devas, que desfrutam de prazeres e harmonia, os asuras sofrem intensamente devido à sua incapacidade de se satisfazerem e ao domínio de emoções negativas como raiva e desejo. Embora tenham acumulado mérito suficiente para evitar reinos inferiores como o dos animais ou fantasmas famintos, sua hostilidade e arrogância os mantêm presos ao ciclo de sofrimento, incapazes de alcançar a iluminação.
Mara
Ravana
Criaturas & Raças
Sarama












